Críticas – parte II

Nestes meus quase 30 anos – poucos, mas 100% do que vivi – cheguei à conclusão de que “nunca antes na história desse país” a incompetência esteve tão em alta.

Explico-me: no mundo empresarial privado (coloco-me intencionalmente de fora), não conheço uma só pessoa que não esteja a arrancar os cabelos com a quantidade de serviço e a pressão no ambiente de trabalho. Do outro lado, tudo o que percebo é a falta de qualidade generalizada no oferecimento de produtos e serviços (vide o caso Walmart nos álbuns abertos do orkut e Facebook), a ponto de adotar a máxima do meu primo, “consumir é se consumir.”

A administração moderna fala de “qualidade total“, que diz que, quanto mais satisfeito um cliente, melhor para os lucros. Mas, se chegamos a um ponto em que é preciso espremer os funcionários (desculpe, colaboradores, em bom administrês) ao máximo, para se obter apenas atendimentos ruins e produtos problemáticos como sumo, imagino a maravilha que seria obtida com tratamentos humanitários.

Claro, às vezes penso se a causa desse descaso não reside exatamente na gestão sádica, porque é fácil imaginar que um empregado só preocupado em manter sua CTPS assinada por mais um dia não esteja exatamente focado no bem estar do cliente. Aliás, ignorar o conceito geral de bem estar vira uma condição sine qua non para se aguentar o dia a dia.

Mas, contra essa hipótese, tenho os argumentos desses próprios zumbis, que dizem mal de serviço público, com seus funcionários que nada fazem e sempre maltratam qualquer um que precisa deles, acusando a estabilidade e a vida mansa pelos problemas encontrados. Ora, se é a falta de rédeas que leva a um mau produto/serviço, não é com o excesso delas que se teria o melhor resultado?

E, se o melhor resultado é o que tenho visto por aí, só posso dizer que nunca vi tamanha incompetência.

André

PS – Sentiu falta de uma parte I?

0 Responses to “Críticas – parte II”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: