Prouni e SISU, ou MEC x Unifesp x Univap

Que o ENEM e todas as suas consequências criam rolos anuais e enchem as páginas impressas e virtuais, não é novidade para ninguém. O que é novo, pelo menos pra mim, é vivenciar um desses quadros bem de perto. O quão próximo? Quase comigo: com minha namorada. Eis sumariamente o caso.

Ela prestou o ENEM, com o intuito de poder cursar sua almejada faculdade de moda sem ter que pagar uma mensalidade como se ganhasse como uma estilista internacional. So far, so good. Com o resultado, ela pôde se inscrever no SISU e no Prouni. Na disputa por uma vaga nas federais, não havia um curso de moda disponível a uma distância aceitável (RS é inviável, partindo-se de Pindamonhangaba/SP), e por essa razão ela optou por abranger sua formação inicial de licenciatura em artes, tendo como 1a opção História da Arte e, como 2a, Pedagogia, ambas na Unifesp Guarulhos. Na luta por uma bolsa nas particulares, optou pelo curso de Moda na Univap de São José dos Campos e, caso não conseguisse, Artes Visuais, na mesma escola.

O resultado do SISU saiu primeiro, como noticiado na mídia, com sua aprovação em Pedagogia, e o prazo para matrícula se encerrava antes da divulgação das contemplações das bolsas do Prouni. Ela foi orientada, tanto pelo MEC quanto pela secretaria de alunos da EFLCH-Unifesp, a cancelar sua matrícula caso conquistasse o Prouni e optasse por ele, e deveria tomar essa ação antes de se apresentar na Univap.

Dito e feito. Contemplada com bolsa integral para a única vaga oferecida no curso de Moda, confirmou com o MEC e a Univap que deveria cancelar sua matrícula em Pedagogia antes de se apresentar com a documentação. E começam os problemas: algumas ligações depois, finalmente a Univap informa que não abriria turma de Moda este ano. Em nova ligação ao MEC, foi informada de que isso não era possível, que, se a universidade ofereceu a vaga de bolsa, não poderia não formar turma, e que a contemplação se caracterizava como um direito dela. O ministério também orientou ir à escola (uma viagem de uns 50km) e exigir o direito, ou abrir uma ocorrência em um suposto agente fiscalizador do Prouni na unidade de ensino.

Na escola, a assistente social contou outra história: a instituição de ensino oferece um número de bolsas estabelecido pelo próprio MEC com base nas matrículas no curso do ano anterior, podendo ocorrer de, no ano vigente, não conseguir um mínimo de alunos para formar turma. Nesse fatídico caso, o aluno contemplado é considerado reprovado, podendo, se quiser, concorrer à sua segunda opção, que também não é garantida.

No impasse das informações conflitantes, vejo duas situações: ou o MEC está certo, e a Univap deve uma vaga de Moda, ou a Univap está certa, e o MEC a orientou erroneamente, levando-a a perder a vaga de Pedagogia. De qualquer forma, eis um caso de lesão à candidata, disponível para meios de informação que aceitarem a denúncia e se dispuserem a ajudar.

*
Update: O Estadão entrou em contato, o MEC entrou em contato, yada yada yada, ela conseguiu voltar pra lista de espera do SISU e entrou em uma vagas de desistentes em História da Arte na Unifesp, e começou suas aulas hoje, 12-3-12.
*
Update: Não muito tempo depois, a Unifesp entrou em greve, pelo menos nessa unidade de Guarulhos, e no dia 19-4-12 decidiram que a paralisação seguirá por tempo indeterminado, de modo que todos os alunos do primeiro ano estão automaticamente reprovados no semestre por insuficiência de presença.
*
André

3 Responses to “Prouni e SISU, ou MEC x Unifesp x Univap”


  1. 1 Ana Paula - Nel 24/01/2012 às 7:02 am

    Não cabe processo? Porque não é só injustiça/desorganização/falta de consideração/whatever, é jogar um balde de tinta preta no sonho de uma pessoa. Fico poota.

  2. 2 Daniela 18/06/2012 às 1:36 pm

    Existe muita enganação e porque não dizer, falcatrua no Prouni. No início do ano fui comtemplada com bolsa integral para cursar Biologia na Unip em São José dos Campos. Quanta ilusão. Quando fui até a universidade efetuar a matrícula me disseram que não houve formação de turma. Inconformada comecei a pesquisar no site do MEC e descobri que essa bolsa e as outras 5 ofertada para o mesmo curso na Unip nunca existiram pois o curso não tem nem sequer uma turma formada e nunca foi oferecido no período em que a bolsa era oferecida. Minha esperança era conseguir em segunda chamada uma bolsa para Engenharia Ambiental na UNIVAP minha segunda opção. Não consegui também pois a Univap alegou não formação de turma para o curso no período matutino. Curiosamente poucos meses após o fim do processo seletivo do Prouni a UNIVAP por meio de um programa de bolsas interno oferecia bolsa de estudo para Engenharia Ambiental no mesmo período em que dois meses antes alegava não haver formação de turma. O que eu acho é que as universidades recebem o incentivo fiscal pela oferta de bolsas e não necessariamente pelas bolsas preenchidas. Isso pra mim é uso indevido de dinheiro público pois o governo paga por bolsas que não são concedidas. Essa história de não formação de turma é pura picaretagem.

    • 3 milordandy 18/06/2012 às 3:08 pm

      Seu comentário levanta várias questões, porque a Univap alegou que a bolsa reservada para Moda era dada pelo Prouni com base na média das últimas turmas formadas, mas você disse que o seu curso pretendido nunca tinha chegado a formar turma, então como o Prouni conseguiu uma média de 5 bolsas?

      Bem, mas Inês é morta, minha namorada está pra desistir também da Unifesp, já que não conseguiu ter aula nesse semestre (embora a TV diga que a greve só dura há 15 dias e que o campus de Guarulhos foi o último a entrar, quando, na verdade, está paralisado desde o fim de março), e o negócio é entrar via Fuvest, ITA ou Unicamp que ainda não têm tanta mutreta.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: