A César o que é de César. E o que é da mãe?

Faz tempo que não polemizo, né?

Sobre essa história da grávida levada para a cesárea por determinação judicial, uma ideia para debate: muitas das pessoas que repudiam o caso utilizam argumentos de direitos humanos em seus ataques. E os direitos humanos, em sua extensão, englobam o posicionamento “pro-life” (contra o aborto), chegando a cobrar uma legislação que garanta direitos civis a um feto, privando as mães de escolhas que possam prejudicá-lo (“pro-choice”).

Se assim fosse, o caso de Torres-RS parece perfeitamente lógico: uma avaliação técnica da médica estabeleceu a melhor conduta para a vida do feto. A conduta foi negada pela mãe, cuja escolha foi alegada como perigosa à vida do ser vivo dentro dela. O Estado, através da Justiça, toma ações que garantam o direito da bebê, com base na avaliação técnica e científica da obstetra responsável, e não da emotiva e ideológica da mãe ou da parteira. Nada mais plausível. O que poderia ser questionado é o parecer da médica.

Obviamente, sou contra o exercício de poder indiscriminado sobre a população, e acho que médica e juíza se excederam em suas ações, e que a mãe, já tendo isentado o hospital de responsabilidade, deveria proceder como achasse melhor (inclusive tendo que responder criminalmente, em caso de problemas, por ter assumido o risco). Mas eu sou um “pro-choice” convicto, para quem o direito sobre o próprio corpo é incontestável, independentemente do que haja dentro dele.

Ou ecologistas intergaláticos seriam contra a Tenente Ripley, por causar risco de extinção à forma reprodutiva natural dos Aliens.

André

0 Responses to “A César o que é de César. E o que é da mãe?”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: