Aniversário pessoal e intransferível

Sempre fui contra criança soprar velinha em aniversário alheio, geralmente de pessoas mais velhas.

Vai que a comemoração seja um ritual, um culto à vida de quem sobreviveu mais um ano. O cântico, as palmas, os votos, o pedido, as velas, tudo disposto num sistema organizado para canalizar aquela energia em uma chama que, ao ser assoprada, dá mais vida a quem está disposto a sacrificar seu fôlego e a maior parte do bolo à sua frente. Aí vem uma ranhenta atravessar todo o rito e parasitar o elixir? Nunca deixei. Nem a sobrinhada. E sempre olhei feio quando deixavam.

Já pensou é essa a razão de crianças terem uma saúde tão melhor que idosos? As pessoas ficam mais velhas e começam a não ligar tanto para aniversários, escolhem não festejar, ou o fazem só para cumprir tabela, aí um dia colocam os netos na frente da pira para evitar a choradeira e pronto! Começam a definhar, enquanto as criaturinhas vicejam com celebrações anuais, semestrais e mensais, além de chupinharem o momento dos pais e avós, isso quando não são desinibidas ou estimuladas a fazer isso com terceiros. Não, nunca deixei.

Se tem alguém que merece comemorações intermediárias (trimestrais seriam ótimas!) é o vô Antônio, com seus 93 e que sempre faz questão das honras mesmo com o mundo focado no réveillon. Um transformador, por favor, para que toda a energia cinética das palmas, sonora do pique-pique, luminosa da vela e calórica do bolo se converta em energia vital com perdas mínimas no sistema!

Claro, se toda essa visão pagã do aniversário não for assim, eu não deixo do mesmo jeito; é bom pro caráter a criança aprender que existe a hora dela, e a hora dos outros.

André

Anúncios

0 Responses to “Aniversário pessoal e intransferível”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: